sexta-feira, 18 de abril de 2008

Raridades futebolísticas no Youtube

O Youtube, além de proporcionar diversão, tem se revelado um bom lugar para garimpar algumas relíquias ou histórias do futebol.

O link abaixo é um vídeo sobre um dos episódios mais anti-esportivos de uma Copa do Mundo: dois times combinando um resultado para prejudicar outro.

O jogo em questão é Alemanha Ocidental x Áustria, pela última rodada do Grupo B. A partida foi realizada no estádio El Molinón, em Gijón, no dia 25 de Junho de 1982.

No dia anterior, a Argélia, que já havia batido a Alemanha Ocidental no mesmo estádio pela primeira rodada, havia derrotado o Chile por 3-2, em grande atuação de Salah Assad e Rabah Madjer, que se transferiria para o Porto e se converteria num dos maiores jogadores da história do clube.

Assim, a Argélia ficava com 4 pontos e dividia a liderança o grupo junto com a Áustria. A Alemanha tinha 2 pontos e não se classificaria para a segunda fase da Copa. Se a Alemanha vencesse a partida, garantiria a classificação. Já tinha melhor saldo de gols que os argelinos e, dependendo do placar do jogo de Gijón, teria melhor saldo que os austríacos também.

Aos 10 minutos Horst Hrubesch adianta os alemães no placar. E até os 30 minutos, o jogo corria normalmente. De repente, os dois times começaram a tocar a bola de lado, esperando o final do primeiro tempo. A torcida espanhola logo entende o que acontece e passa a vaiar constantemente as duas seleções. No segundo tempo, um festival de toques pro lado e o aumento das vaias no estádio.

Acompanhe o vídeo:




Curiosidades:

- Arnaldo Cezar Coelho esteve nesse jogo como auxiliar;

- Lothar Matthaus, então um menino de 21 anos, substituiu a Rummenigge no segundo tempo;

- No ano passado, o zagueiro alemão Hans Peter-Briegel assumiu a combinação do resultado em entrevista concedida ao jornal "Al Ittihad" , dos Emirados Árabes Unidos.

- A partir desse fato, a FIFA determinou que os jogos decisivos nas fases de grupos devem ser realizados simultaneamente, para evitar novas combinações.

Nenhum comentário: