quarta-feira, 9 de julho de 2008

As camisas vermelhas do Uruguai

Nas oportunidades em que o Uruguai joga contra a Argentina em Buenos Aires ou quando enfrenta algum time que veste azul, a "Celeste" sempre aparece de uniforme vermelho. Esse uniforme, como todos sabem, nada tem a ver com as cores da bandeira uruguaia e não faz menção à bandeira de Artigas, libertador do país, que tem uma faixa transversal vermelha.

Para entendermos o porquê de o Uruguai utilizar a camisa vermelha, devemos voltar ao ano de 1932. Depois da Copa de 1930, as relações entre as duas federações estava muito estremecida por conta do clima de guerra preparado pelos uruguaios na Final, da "freguesia" da Argentina (perdeu além da Copa de 1930 a final olímpica de 1928) e até do uso da bola na final da Copa, já que os argentinos queriam jogar com a bola fabricada na Argentina e os uruguaios queriam jogar com a bola fabricada no Uruguai.

Dois anos depois da final da Copa, uruguaios e argentinos marcaram um par de amistosos beneficentes. Para esquecer todo o clima de inimizade, a Associação Uruguaia de Futebol resolveu mudar a cor da camisa para apagar todo o histórico de desentendimentos com os argentinos. A Associação de Futebol Argentino aceitou de bom grado a idéia e passou a usar uma camisa inteira branca, ao invés da tradicional azul e branca.

Adoção definitiva

Eis que chega o Campeonato Sul-Americano de 1935, a ser realizado no mês de janeiro no Peru. Depois de seis anos finalmente o campeonato pôde ser organizado, com quatro seleções participantes: Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Esse campeonato ficou conhecido como "Sul-Americano de Santa Beatriz". Santa Beatriz era o nome do bairro onde ficava localizado o Estádio Nacional de Lima. Seria disputado num sistema de todos-contra-todos e ao final a seleção que somasse mais pontos seria a campeã.

Esse campeonato marcou a despedida da brilhante geração de jogadores que conquistou dois campeonatos sul-americanos (1924 e 1926), duas medalhas de ouro olímpicas (1924 e 1928) e um Campeonato Mundial de Futebol (1930), a "Geração Olímpica". Jogadores como o goleiro Enrique Ballestrero, o zagueiro "Capitão dos Capitães" José Nasazzi e o atacante Héctor "Manco" Castro dariam lugar a outros bons valores como Héctor Machiavello e Aníbal Ciocca, que mais tarde seria um dos maiores ídolos do Nacional. Assim como os amistosos disputados em 1932, o Uruguai jogaria as três partidas do torneio usando a camisa vermelha.

No primeiro jogo, disputado no dia 13, o Uruguai entrou em campo contra os donos da casa. Quase 30 mil peruanos foram ao estádio para ajudar a seleção local a tentar se vingar da derrota sofrida no Mundial (na ocasião, o Uruguai venceu por 1 a 0). Porém, a ajuda não valeu muita coisa: o Uruguai venceu novamente por 1 a 0, gol de "Manco" Castro, aos 35 minutos do segundo tempo. Uma semana antes, a Argentina, que lutava pelo tri-campeonato, goleou o Chile por 4 a 1.

No segundo jogo, disputado no dia 18, a "Celeste" entrou em campo contra o Chile, que veio precisando da vitória para não se despedir prematuramente do torneio. Quase 15 mil pessoas compareceram ao Estádio Nacional e viram o Uruguai sair na frente com um gol de Ciocca. Logo no início do segundo tempo os chilenos empataram. No entanto, um minuto depois Ciocca novamente marca e determina a vitória uruguaia.

Dois dias depois, a Argentina, frente a cerca de 21 mil pessoas, aplica outra goleada, dessa vez contra os donos da casa: 4 a 1. A Argentina, assim como o Uruguai, somava 4 pontos no torneio enquanto chilenos e peruanos ainda não haviam pontuado.

No dia 26, os eliminados Peru e Chile entraram em campo para decidir quem ficaria com o terceiro lugar do torneio. Frente a cerca de 12 mil pessoas, a seleção local venceu por 1 a 0, gol de Montellanos.

No dia seguinte, estava marcada a "Final" do torneio entre argentinos e uruguaios. Pelo futebol vistoso mostrado nos dois jogos, a Argentina era considerada franca favorita ao título, já que contava com jogadores completamente diferentes daqueles que disputaram a final da Copa de 1930. Além disso, era óbvio que os argentinos queriam devolver as derrotas sofridas nas Olimpíadas e no Mundial.

O jogo começou e 30 mil peruanos viram o Uruguai passear ainda no primeiro tempo: em pouco menos de vinte minutos, "Manco" Castro, Taboada e Ciocca fazem 3 a 0 para a "Celeste" e liquidam o jogo. Aos argentinos restou aprender um pouco com a classe de Nasazzi e Castro e aguardar pelo término da partida.

No dia seguinte, a imprensa uruguaia exaltou a técnica e a raça do time, cunhando um termo que até os dias de hoje é utilizado: "Garra Charrúa". Como forma de lembrar dos feitos daquela geração, no ano de 1991 a Associação Uruguaia de Futebol formalizou a adoção do segundo uniforme da seleção uruguaia com a camisa vermelha.

Foto do Uruguai Campeão Sul-Americano de 1935:







Crédito: La República (www.larepublica.com.uy)

Curiosidades:

- Os quatro times que fizeram parte do Sul-Americano de 1935 estiveram presentes na Copa de 1930. E além de Uruguai x Peru, Argentina x Chile reeditaram um confronto daquela Copa, jogo em que os argentinos venceram por 3 a 1;

- Alguns jogadores da Argentina que fizeram parte do time vice-campeão seriam reconhecidos como ídolos de diferentes clubes: Sastre fez história no Independiente e no São Paulo, Minella foi o técnico do River Plate nos tempos de "La Máquina" e Masantonio é até hoje o maior goleador da história do Huracán;

- Apesar de figurar nos registros históricos da Conmebol como Campeonato Sul-Americano, não houve entrega de troféu ao campeão;

- O campeão desse torneio se classificaria para disputar as Olimpíadas de 1936, em Berlim. No entanto, nem o Uruguai nem a Argentina compareceram, por questões financeiras. O Peru foi o representante do futebol sul-americano.

4 comentários:

João Paulo Tozo disse...

Grande Alexandre,

Aqui é o João Paulo do blog Ferozes Futebol Clube. Eu estava meio afastado do blog esses dias, então só fui ver sua mensagem hoje.
Cara, foi uma satisfação receber vcs todos na nossa festa, de verdade. Já estão convidados para todas as futuras festividades.

Aliás, vou pedir para o nosso web já linkar seu blog ao nosso ;)

Um grande abraço,

JP - FFC

Luiz Fernando Bindi disse...

Sensacional texto, Anibolez.

Como sempre.

Entendeu? AHHAHHAHAH

Expedito Paz disse...

Excelente trabalho, AA:) E a camisa vermelha do Uruguai é bem bacana.

Unknown disse...

muito bom o texto AA..
realmente a camisa é muito show, mas q demora pra federação assumir oficilmente, heim.........rsrs