sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O que acontece com o San Lorenzo?


O que era para ser um ano de festa até agora está se tornando um ano para esquecer.

O San Lorenzo completa em abril próximo 100 anos de existência. Por lá passaram nomes do quilate de Héctor Veira, José Sanfilippo, Héctor Scotta e Oscar Ruggeri. E, até o meio do ano passado, tudo indicava que o ano do centenário seria de muitos festejos para o Ciclón. Comandado por Ramón Díaz (que sucedeu a Oscar Ruggeri depois de uma saída conturbada), o time de Boedo sagrava-se campeão do Torneio Clausura de 2007, credenciando-se à disputa do título que ainda não possui: a Copa Libertadores da América. Para os torcedores azulgranas, conquistar o máximo torneio das Américas no mais importante ano do clube seria a maior das glórias.

Assim, era natural que o grupo relaxasse um pouco no Apertura. No entanto, até que o desempenho não foi tão ruim: ficou em 8o. lugar estando à frente do Independiente (que liderou o Apertura por 13 rodadas), do Racing e do River.
Como o San Lorenzo precisava equilibrar suas contas, teve que se desfazer de alguns jogadores. No final do ano, foram concretizadas as saídas de Osmar "Malevo" Ferreyra (foi para o Dnipro), Cristian "Lobo" Ledesma (foi para o Olympiakos) e Gastón "La Gata" Fernández (foi para o Tigres). Esses três jogadores foram considerados os pilares do time campeão do Clausura do ano passado.

A fim de repor o elenco, para a temporada desse ano vieram Placente (com passagens pelo Bayer Leverkusen e pelo Celta), Bergessio (atacante que se tornou conhecido jogando pelo Racing), e, por último, D´Alessandro (revelado pelo River e que estava no Zaragoza). Esses jogadores se somaram às presenças de
Bilos (fez sucesso no Boca) e Romeo (que jogou por quatro anos no San Lorenzo e estava no Osasuna), que vieram no meio do ano passado.

No Torneio Pentagonal de Verão, onde os chamados "cinco grandes" argentinos se enfrentam, o San Lorenzo empatou dois jogos (com Boca e Independiente) e perdeu os outros dois (para Racing e River). Pelo Clausura, já são três derrotas seguidas, para os limitados Newell´s e San Martín em casa e para o perigoso River como visitante. Pela Libertadores, o time perdeu do Caracas e empatou com o Cruzeiro, ficando em situação difícil para classificar-se à próxima fase da competição.


De acordo com alguns ex-jogadores, a pressão cada vez maior pelos resultados vem atrapalhando os jogadores, apesar de a média de idade deles ser de quase 25 anos. Some-se a isso a crescente irritação da torcida e a falta de sorte em alguns jogos. No jogo contra o San Martín, por exemplo, foram criadas mais de 15 chances de gol. Todavia, foram os visitantes de San Juan que marcaram no final do jogo e levaram os 3 pontos. Apesar disso, uma boa parte da torcida ainda acredita que essa fase é apenas passageira e que quando o primeiro gol surgir os resultados chegarão. Só resta saber quando isso acontecerá.

Tudo indica que Ramón Díaz terá mais problemas: no último jogo contra o River, D´Alessandro sentiu um problema na perna direita e teve de ser substituído aos 22 minutos do primeiro tempo. No dia seguinte veio a confirmação da lesão: ruptura fibrilar no músculo isquiotibial. Com isso, ele fica fora do time por, pelo menos, 20 dias. O técnico do Ciclón com isso ganha mais um problema para enfrentar o líder Estudiantes amanhã, no Nuevo Gasómetro.

A fase anda tão ruim que nem um pouco de sorte o time consegue dar aos seus admiradores. Viggo Mortensen, que disputava o Oscar de melhor ator pela atuação em "Senhores do Crime", esteve presente na festa da Academia com uma bandeira do clube para mostrar caso ganhasse a estatueta. Acabou perdendo a disputa para Daniel Day-Lewis. O motivo para levar o adereço é a enorme paixão que Viggo adquiriu pelo San Lorenzo, já que morou por oito anos em Buenos Aires. De mãos abanando, teve de se contentar em desenrolar a bandeira na barriga da atriz Cate Blanchett, que está grávida.

Montagem: www.lanacion.com.ar

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou a primeiro a comentar no blog. Alexandre, parabéns pela iniciativa de criar o seu espaço para comentar sobre futebol. Você escreve muito bem.
Sobre o San Lorenzo, esperava mais da equipe mesmo. Até o considerava um dos favoritos à Libertadores. Depois dos primeiros resultados, ficou difícil, mais ainda dá pra se classificar.